MAKING THE DIFFERENCE FOR ME AND US
Olá!
Como vão todos?
Espero que tenham feito umas boas metas para esse ano! Aos que já estão de partida, minhas felicidades e tudo de melhor nesse novo país escolhido! Bem, não quero dizer que me sinto invejoso, mas dá uma invejinha daquelas de querer ir logo e se adiantar! Rs. Sei que vou e sei (VOCÊ CONTINUA DAQUI!) que você que busca informações também vai! Continuo apostando muito em você! Hoje desejo, como tenho sempre feito, escrever o que estou fazendo para esse objetivo de ir morar lá. Primeiro, já escolheu a cidade? Não. São tantas boas, não é verdade? Eu, particularmente, ainda tenho uma dúvidas, apesar de Calgary ter batido recentemente aqui a minha porta com o Edmonton, acho que fui pescado por Winnipeg. Talvez pelo fato de saber que seus representantes estiveram aqui na minha cidade, - representantes são tipo de associação de moradores:), e então disseram que poderiam ajudar as pessoas a se alojar melhor na cidade. Isso, fracamente, me atraiu mesmo. Bem, eu não procuro centros urbanos, acredito que o lugar para onde ninguém deseja ir, seja melhor! Porém para isso, para evitar o problema do visto negado, conforme tenho assustadoramente lido, acredito que eu deva fazer uma melhor preparação. Eis o ponto que desejo tratar nessa nossa postagem: "implementar melhor seriedade" para com o que você deseja mesmo fazer no Canadá, em especial: Winnipeg. O "a se eu soubesse" não existe para os que leem e se aprimoram mais e mais!
É, eu, particularmente, desejo muito ir para lá fazer um curso aquém do que eu poderia fazer aqui no Brasil. Aquém pelo simples fato da taxação ser muito alta para o que recebemos como salário, bem, sinceramente, os melhores cursos estão nas federais, dizem, mas eu pobre não poderia cursar tempo integral e ainda com uma grade cheia de buracos e um curso cujo as vagas de estagiário seriam disputas fervorosamente. Não dá para mim. Juro que tentei sonhar. E olha que eu sonho pouco! Rs!
Voltando...
Todos nós sabemos as áreas que têm maior peso para o mundo. Bem sabemos o benefício que um médico e enfermeiro têm para uma sociedade. Esse é o ponto. Eles querem alguém que contribua para a economia e seja o "tapa buracos necessário", - sem ofensa com o termo, devido a falta profissional no país. Se não tem ciência disso, agora o tem, por que você pode estar escolhendo uma área pouco necessária, senão cheia de concorrentes, e tudo isso, me refiro a sua decisão, deve ser minuciosamente analisada. Estou sendo chato sim! Não desejo você perdendo tempo e dinheiro conforme tenho lido em blogs por ai a fora... É importante ver com olhos bem grandes as áreas que pouco os interessa. Fuja das áreas que todos querem!!! Seja um diferencial! Seja o exótico!! Seja o escasso! Diante desse quadro de fuga das áreas visitas, competitivas, dolorosas, arriscadas, eu optei por engenharia elétrica, - Tesla bem sabe! Rs! Sei que o custo é alto, não estou brincando de viver. Nem quero brincar de sobreviver, muito menos lá! Por isso, a priori, (sempre envolve custos! Ahf!), optei por fazer um curso relacionado a engenharia aqui mesmo no Brasil. Cursinho de abertura de olhos. Cursinho de entrar no sistema. Cursinho de boia. Vai demorar? Vai, mas depois terei algo mais sólido. Sólido aqui, sólido lá. Sólido pelo mundo. Não posso errar em fazer uma área desagradável e ainda ir como novato enquanto o professor cospe termos em inglês com vocabulário rebuscado e específico. Nós, eu e a galera estrangeira da aula, estrangeiros alunos ouvintes dessa aula é plenamente necessário uma preparação básica e usar a boia do cursinho! Rs!Sei. É sacrificante. Vai ser sacrificante, mas já fiz a inscrição e começo em março a ver tudo de respeito a eletricidade. Oh, Great Tesla!
Ah sim! Se eu não conseguir ser um canadense, acredito que eu poderei até morar na Europa, Cingapura, Croácia, Rússia, Trinidad Tobago (kkkkk), uma vez que engenharia é bem recebida em qualquer país! Outrora li que a Austrália tem uma lista enorme de profissões requeridas. E fui agraciado por um amigo que mora na Inglaterra que compartilhou também a necessidade de profissionais naquele Reino! E você vai ficar de braços cruzados? Esse ano é o ano das viagens!!!!! Se não é o começo, que começo que nada! Já é o meio! Pense assim! Pense positivo! Pense a frente! Eu também jamais imaginava que poderia (futuro das utopias plantoniadas!), agora posso (presente pé no chão!) e por isso compartilho meu pensamento e fim!
Em que mais poderemos mostrar seriedade? Bem, pelo que tenho observado, as instituições/escolas, disponibilizam uma visita para conhecer o campus e ainda com um acompanhante da instituição a quem você pode perguntar tudo o que desejar. Contatos por e-mail é imprescindível antes da solidificação da visita! O ponto que quero realmente chegar a essa outra estratégia de "seriedade" é visitar previamente, se possível, duas vezes em dois anos diferentes, a instituição onde você deseja estudar. Sabe, manter laços. Mostrar seriedade com uma visita e demonstrar que você não está brincando. Aliás, demonstrar também para o Agente que emite visto, uma vez que você está indo a priori como turista e ainda como visitante da escola, graças a carta que você recebe quando solicita a visitação. Infelizmente, ou felizmente, deve haver essa manobra para demonstrar seriedade naquilo que você deseja fazer. E por que não pedir que a carta contenha a especificação do objetivo da visita como turista? Pode ir até além: uma carta contendo o objetivo da primeira visita, bem como da segunda, contendo o curso para o qual você cursará!
Exemplos de agendamento para visita:
http://www.ucalgary.ca/iss/contact-us
http://international.bowvalleycollege.ca/contact-us
http://www.norquest.ca/about-us/college-directory.aspx
Em média, as respostas voltam da escola em torno de 12 minutos. I'm not kidding! Uma das últimas que escrevi foram respondidas nesse tempo record! Ainda que resposta não seja positiva (eu bem penso que seja improvável), a resposta vem e não deixa você esperando por alguma coisa. Quando enviei resume adjunto cover letters para firmas canadenses, as resposta negativas vieram, suscitas, mas vieram e não me deixavam na expectativa infinita de emprego provável. Fiquei sem sequer saber se o empregador recebeu quando enviei por aqui...
A última coisa a ser bem entendida hoje é assuma o compromisso!!!! Se não puder viajar, não viaje. Se não puder concretizar o que acertou com a instituição, nem negocie!!!!! Isso é um venendo para os futuros brasileiros que desejam também usar isso como passo para ser cidadão canadense! Seja pontual!
Um excelente ano para todos!
Espero ter ajudado aqui mais um vez!
E vamos que vamos! Uhuuuu! Canadá é para lá que vou!
Felicidades!
Luciano.
Consulte e realize!
http://www.cic.gc.ca/english/
http://www.cic.gc.ca/francais/index.asp
http://www.edmonton.ca/
http://www.calgary.ca/SitePages/cocis/default.aspx
http://www.winnipeg.ca/interhom/
http://www.immi.gov.au/Work/Pages/skilled-occupations-lists/sol.aspx
https://www.gov.uk/government/collections/immigration-rules
http://www.topuniversities.com/courses/engineering/guide
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/immigrate-immigrer.aspx?lang=por
Express Entry em voga!
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/apply.asp
Dúvida se você pode imigrar? Faça o teste!
http://www.cic.gc.ca/ctc-vac/getting-started.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário