segunda-feira, 2 de março de 2015

OPEN MIND, OPEN POSSIBILITIES, WORLD OPENS

OPEN MIND, OPEN POSSIBILITIES, WORLD OPENS

Olá,

meu amigos! Como estão todos? Fiquei um tempo sem escrever nada. Muita correria e muita coisa para se fazer, pensar e agir (CONTINUE AQUI!). Pensar principalmente, pois quando leio coisas fico mais motivado e ainda traço melhor esse objetivo de morar no Canadá, especificamente Winnipeg por hora, embora muito outros locais sejam bem aceitáveis para a profissão, outra, que escolhi! Mente aberta e remo nas mãos! Vamos dar um passeio por algumas cidades com imigração, melhor dizendo, querendo você profissional Skilled Worker lá!

Antes de mais nada, houve uma mudança muito significativa nos meus planos, ser pobre mais sonhar é ter força e fé! Mas é mudança de país, excluindo o Canadá? Não sei. Deus quem me dirá com o tempo. Mas mudança para melhor, obvious!. :)

Sabe, eu indo da forma que eu tinha planejado, eu iria passar aperto. É claro, não abandonei a ideia de ir visitar e conhecer o ambiente Winnipeg, Calgary, Edmonton etc, mas ao mesmo tempo, por estar lendo muito e buscando mais e mais informações, cheguei a ver muitas possibilidades internacionais. O fato é que quando se busca uma informação sobre imigração em determinado país, se aprende mais sobre ele e ainda acaba descobrindo que não é uma coisa (o fato de precisar de mão de obra qualificada!) restrita a um único país. Uma coisa puxa a outra, compreende? Analisem, considerando o Skilled Worker e quando tiver um tempinho, os demais países além do Canadá que abrem suas portas para bons profissionais:

Canadá:
http://www.cic.gc.ca/english/work/index.asp  

Austrália:
http://www.immi.gov.au/Pages/Welcome.aspx

Inglaterra:
https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/immigration-appeals

Irlanda do Norte:
http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Immigration%20information

Alemanha
http://www.bmbf.de/en/19727.php

etc


Lembra daquele objetivo de ir para outro país? Me refiro ao fato de querer ir para um país da Europa - sim essa postagem tem uma mudança de foco, digamos que é para que quando as coisas ficarem engessadas e o desanimo aparecer. Muitos com quem conversei alegaram que Canadá não inspiraria tanta cultura e tradição como os demais países do leste europeu, concordo. Alguns amigos meus até falaram de pouca boas noitadas, divertimento em fim. Dai pensei: "teria outras oportunidades nos demais países de Europa também disponíveis para imigrar?". Encontrei um dentre vários disponíveis e agora compartilho com vocês.
Mas o Canadá expõe em seu sítio oficial alguns parametro para trade ou skilled worker:

Minimum requirements
Skilled work experience

Your work experience must be:
 

at least one year (1,560 hours total / 30 hours per week), continuous full-time or an equal amount in part-time,
 - paid work (volunteer work, unpaid internships do not count),
 - in the same NOC skill type (0, A or B) ,
 - within the last 10 years, and

 - at skill type 0, or skill levels A or B of the 2011 National Occupational Classification (NOC).

Explicação sobre NOC (em inglês):
 http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/noc.asp

E ainda, seguindo mais requerimentos:

Full Time

30 hours/week for 12 months = 1 year full time (1560 hours)
Part time (aqui é para considerar a experiência!)

15 hours/week for 24 months = 1 year full time (1560 hours)
OR
30 hours/week for 12 months at more than one job = 1 year full time (1560 hours)

You must show that you did the duties set out in the lead statement of the occupational description in the NOC, including all the essential duties and most of the main duties listed.

If you cannot show that your work experience meets the description in the NOC, you are not eligible under this program.


Os requerimentos parecem muitos, mas nada tão assustador. O que pesa mesmo é se você é profissional qualificado para contribuir para o Canadá ou outro país de seu objetivo. Se você é o que eles querem!


Por isso reforço, "redigo", "redou" dica sobre o fato de ter uma profissão requerida pelo mercado internacional. Considerando a imigração para Alemanha, fugindo um pouco do Canadá, o sitio oficial deixa claro que:
"[...] Since then, it has been creating jobs, supporting people by providing training and qualification, and contributing to reducing discrimination in the labour market. The European Union wants all people to have career prospects. Each Member State and each region is developing its own strategy for this in the form of an operational programme. This is the best way to take local requirements into account [...]".
Atente para as palavras em negrito! Carreira próspera! Carreira que eles querem! Carreira que possa contribuir! Pergunte a si mesmo sobre a carreira que você está seguindo se mundialmente poderia ser aproveitada pelos povos. É uma aceitabilidade, entende? Tudo quanto for lugar, você será o profissional e não mais um dos que tentam, se é que me entende... No Canadá, não será diferente e é muito comum passar direto, sem longas e entediadas entrevistas, sem recomendações, sem problemas pelo agente, agência e determinações do Government. Amigos, isso é uma coisa chata, mas é totalmente necessária. Lembro de uma amiga querendo ir fazer uma pós, acho que em fisioterapia e que depois iria imigrar pós- pós (para o Canadá).

0-o

Ela já está dentro do mercado! Ela, já sendo parte dele, não precisaria mover uma palha grossa para poder entrar disparada no "Entrada Expressa" - Express Entry.

Outrora, como outro exemplo, pude conversar com uma outra amiga que foi trabalhar em Toronto como psicóloga. O mercado queria ela e ela voltou, acho que por conta de fim de contrato, e me disse que o mercado é muito promissor. Tem para todo mundo! Avalia comigo: ela é psicóloga e o mercado gostaria de tê-la como um importante imigrante. Concorda comigo que ela achou bem o campo do Canadá?

Compartilho mais uma informação importante, acho que já até expus aqui, é sobre a lista enorme da Austrália que deseja todos os profissionais engenheiros, eu disse, todos os campos da engenharia! E eu verifiquei hoje, ainda está lá a enorme lista de necessidade de engenheiros!





Ah sim! Desfoquei! Qual o objetivo? Possibilidades. Se um não quer, tem um mundão lá fora que quer. E para isso a profissão que irá estudar ou o campo que irá atuar é extremamente importante. Ler sobre que campo atacar é muito importante!

Então você pensa: "Ah, eu não gosto de math! Sou péssimo!". Lembra dos dois campos que falei lá em cima? Psicologia e fisioterapia. Eu acredito que os demais campos são mais difíceis do que as exatas e por isso, conforme, mencionei, irei cair para engenharia. Mas confira a lista acima e veja para qual área você tem mais aptidão! Acredito que você vá conseguir!

O que é importante como dica nisso tudo?

Quando escrevo sobre essas possibilidades, de um modo geral, tenho a intenção de passar a informação e dar um gás maior a vontade de mim e de vocês. Às vezes temos períodos de queda, medo, de não vai dar certo, de que não vai dar, de que se gasta muito dinheiro, de que estamos velhos, acredito que pensando em caráter geral não devemos nos esquecer que esse objetivo em mente é tão importante quanto pensar positivamente e enxergar lá na frente o que de bom virá! O que não pode é começar com frases assim: "Ah, não vai dar sou pobre...". Eu já estou lá e tomando café com vocês como vizinhos e para aqueles que por ventura irem para a Europa ou Austrália, não deixarei de visitar! Amigo, o mundo quer você! Você quer abraça-lo? Jamais pense que não dá, quê? Ah, sim é uma amiga finlandesa engenheira me chamando para tomar um conhaque! Tenho de ir agora! Tchau pessoal!

Fé e positivismo!

Mais um dia feliz a todos!


Luciano.

Fontes de referências:

Canadá:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp  
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/trades/apply-who.asp  
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/apply-who.asp  
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/noc.asp  

Alemanha:
http://www.brasilalemanhanews.com.br/Noticia.aspx?id=3206  
(reportagem 2013)
http://www.arbeitsagentur.de/web/wcm/idc/web/wcm/idc/groups/public/documents/webdatei/mdaw/mta4/~edisp/l6019022dstbai447048.pdf?_ba.sid=L6019022DSTBAI447051  
(lista oficial em Alemão)
http://www.make-it-in-germany.com/en/for-qualified-professionals/working/demanded-professions/experts-with-vocational-qualifications  
http://www.make-it-in-germany.com/en/for-qualified-professionals/working/demanded-professions
http://www.workpermit.com/germany/employer1.htm  

Austrália:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/governo-da-australia-divulga-lista-de-200-profissoes-em-falta-veja.html  
(Notícia de Julho de 2014)
http://www.immi.gov.au/Work/Pages/skilled-occupations-lists/sol.aspx  

Inglaterra:
https://www.gov.uk/browse/visas-immigration  
https://www.gov.uk/government/organisations/uk-visas-and-immigration  

Suécia:
http://www.migrationsverket.se/English/Private-individuals/Working-in-Sweden.html  


Finlândia:
http://www.migri.fi/working_in_finland  


Irlanda do Norte:
http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Immigration%20information

Noruega:
http://www.udi.no/en/
http://www.udi.no/en/want-to-apply/work-immigration/




Nenhum comentário:

Postar um comentário